1- Diga mais NÃO: Na pira de querer ser aceito por tudo e todos, acabamos nos enfiando em situações que não gostaríamos por medo de dizer não. Pode ser uma coisa mais simples como comprar algo que não quer por não conseguir dizer não ao vendedor da loja, ou algo mais complicado como se comprometer com uma pessoa que não te faz feliz por medo de magoá-la. Se eu puder te dar um conselho precioso, esse seria: diga não quando você quer dizer não. Pare de dizer sim para todos os favores que você não quer fazer, pra todos os rolês que você não quer ir e pra todos os compromissos que você sabe que não conseguirá honrar. Se você continuar dizendo sim o tempo todo, vai acabar se frustrando, deixando um monte de gente chateada e nunca conseguirá impor limites e respeito diante às pessoas que lhe cercam. Você não precisa aceitar tudo o que lhe é imposto como uma condição pra se sentir amado e aceito. Quem gosta de você vai entender que você não pode estar sempre à disposição.

large (89)

2- Drama sem sentido é CHATO: Admito que por muito tempo achei que fazer birra era charmoso. Que eu poderia conseguir coisas fazendo isso, manipular as pessoas pra tudo sair do meu jeito. E no fim das contas até pode funcionar, mas ninguém aguenta esse negócio de drama sem sentido por muito tempo (nem a nossa mãe). Hoje eu já acho que a vida é curta demais pra forjar esse tipo de situação. Já tem muita coisa chata acontecendo no mundo, então não dá pra pegar o tempo que você tem pra ser feliz e transformá-lo em momentos de chatice só porque você quer alguma emoçãozinha acontecendo na sua vida. Se tem algo que realmente te incomoda, nada melhor que ter uma conversa franca pra resolver tudo. As pessoas ainda não conseguem ler mentes, então ficar de cara fechada sem revelar os motivos não vai te levar à lugar algum. Lembre-se que você já não tem mais idade pra deitar no chão do supermercado e berrar porque quer que sua mãe compre danoninho pra ti, e o mesmo vale pra fazer drama sem sentido.

large (91)

3- Não tenha vergonha de ser exatamente quem você é: Não imagino tarefa mais difícil que se aceitar completamente. Fomos criados para sermos aceitos pela sociedade, e precisamos dessa aceitação para alimentar a auto-estima. Mas lembre-se: você não é um pote de Nutella, então não vai conseguir agradar todo mundo o tempo todo. A verdade é que o mundo tá cheio de gente pau no cu, então é realmente difícil se despir de máscaras e fantasias e viver vestido de si mesmo. Dá medo! Como a gente vai ser aceito sem esses estereótipos que nos protegem de toda essa gente malvada? É treta, mas vale a pena. Não existe filtro melhor pra eliminar relações envenenadas da tua vida que ser exatamente quem você é. Quem gostar de você genuinamente vai te aceitar com todas as tuas características de berço. E pra que você quer que alguém goste de uma versão menos original de você mesmo? Pois é.

large (90)

4- Tente não criar tanta expectativa: Pelo menos uma vez por mês eu gosto de ir ao cinema sozinha sem conferir a programação antes. Compro um ingresso pro título mais atrativo sem fazer a mínima ideia do que vem pela frente. E sabe que são os filmes que mais gosto de assistir? E acho que funciona da mesma maneira com a vida. Fomos criadas ouvindo histórias de contos de fada e assistindo romances adolescentes em que tudo de mais incrível acontece com a vida daquela garota comum de um dia pro outro. É difícil não criar expectativa sobre a vida tendo esses parâmetros de comparação. Mas tente não fantasiar tanto sobre o futuro, pois você acaba criando expectativa demais sobre o que vai acontecer e, além de não aproveitar o momento, se as coisas não saem como o “planejado”, você acaba se frustrando. Quanto menos a gente imagina como vai ser, mais divertido e surpreendente é.

Processed with VSCOcam with m4 preset

5- Seja firme: Por muito tempo confundi bondade com ser bobo. Muita gente montou em cima de mim por conta da minha generosidade (e pelo meu medo de dizer não), e chegou um momento em que comecei a me sentir usada e desrespeitada. Hoje aprendi a diferença entre ser uma boa pessoa, ser educada, generosa, mas quando necessário mantenho meu pulso firme e enfrento as situações difíceis pensando não só na felicidade dos outros ou no que eles vão pensar sobre mim, mesmo que isso exija falar de uma maneira dura com quem eu gosto. É importante impor os seus limites para os outros e mostrar que você comanda a sua vida para ser uma pessoa valorizada. Ser bonzinho demais o tempo todo vai fazer com que os outros te enxerguem como um trouxa, e aí a frustração é iminente.