Designer Heloisa Azevedo
O Topázio já foi o nome dado a todas as pedras de coloração amarela, mas isso foi desmistificado quando encontrado em outras colorações como o alaranjado, vermelho – acastanhado, vermelho – roxo, azul claro, escuro, marrom e verde pálido. O Topázio imperial tem matizes que incluem o lilás, pêssego, rosa e o salmão,
além do cherry – red mais
avermelhado.
O Topázio azul muito comercializado no mundo tem sua tonalidade que pode variar de claro a escuro, os de boa qualidade são transparentes e sem inclusões. A maioria dos Topázios azuis encontrados hoje no mercado são resultados de tratamentos de radiação e procedimentos térmicos, o Topázio se torna naturalmente incolor em azul permanente.
No Brasil o Topázio Imperial é extraído de Minas Gerais, mais especificadamente no Quadrilátero Ferrífero, único local no mundo onde ele ocorre. Podemos assim dizer que é uma pedra preciosa clássica brasileira. Já os Topázios podem ser encontrados também no Espirito Santo , Bahia e Rondônia. As primeiras noticias sobre o Topázio Imperial em Ouro Preto, MG, datam da segunda metade do século XVIII, na localidade de Dom Bosco do Campo e Rodrigo Silva. A descoberta do “rubi brasileiro” como foi chamado antes de ser reconhecido como topázio imperial, remontaria a 1751, divulgada apenas em 1768, celebrada com festividades na Corte Brasileira.
Cuidados com a Gema:
Com dureza 8 na escala de Mohs, o topázio é resistente ao risco, mas frágil em relação á clivagem perfeita. Os riscos de partir em planos perfeitos devem ser cuidadosamente analisados pelos lapidadores e cravadores de gemas.
Outros cuidados são em relação à exposição dos topázios ao calor, que podem causar fraturas internas, alterar ou a perda total da cor. Algumas gemas de tom marrom perdem a cor sob luz forte.
Gharimpeira

Nenhum comentário:
Postar um comentário