quarta-feira, 4 de maio de 2011

De onde veio o Trench-coat, nossa eu nem imaginava!

Eu adoro peças atemporais, aquelas peças que você tem no armário e estão sempre na moda, peças que valem cada valor investido, e o trench-coat é uma destas peças.
O trench-coat foi criado por Thomas Burberry, para proteger os soldados britânicos na primeira guerra mundial durante o frio e na chuva no campo de batalha. Inclusive o termo french quer dizer trincheiras, buracos que os soldados mesmos cavavam para se proteger dos ataques inimigos. Um trench-coat pode ser feito de algodão, couro ou gabardine, e atualmente, encontramos em diversos tecidos, pode ir até o joelho ou até além dele.

Conhecemos bem a famosa marca Burberry, principalmente por essa tradição, mas também porque os trench- coats viraram peças fundamentais nos armários das pessoas nos países mais frios, e os Buberrys são caracterizados pelo forro xadrez que é o emblema da marca.


Após a grande guerra, o trench-coat veio para a tela do cinema, e aparece em cenas memoráveis como a do Humphrey Bogart em Casablanca (1943), e passou a ser um ícone. Em 1961, também aparece em Bonequinha de Luxo.

 Com mais de 100 anos de história, ele se tornou um clássico do vestuário, e por isso é sempre um bom investimento porque ele dura, e nunca sai de moda.
O clássico trench- coat tem abotoamento duplo, a manga é raglan o que deixa mais confortável quando usado sobre várias camadas de roupa, e as guias de ombro são um resquício militar, o que permitia aos oficiais anexar suas insígnias sem danificar o tecido.
Aquela aba abaixo dos ombros era para garantir que a água não escorregasse para dentro do casaco, e o cinto destacável, dava ao militar a capacidade de transportar uma arma de fogo ou espada, e as pulseiras do punho quando ajustados não permitiam a chuva molhar ocasionalmente um mapa ou uma granada de mão que eles poderiam estar levando, acreditam? Este trench-coat tem muita história.


E homens e mulheres ficam chiquérrimos usando. 




                     






.

Nenhum comentário: